quinta-feira, 29 de março de 2012

 GAMES NA EDUCAÇÃO INFANTIL


      A utilização de jogos educativos digitais está casa vez mais presente nas instituições de ensino, principalmente na Educação Infantil. A criança quando aprende brincando anseia pelo saber de uma forma descontraída, agradável e espera por ele. “[...] os videogames, sendo o primeiro exemplo de tecnologia de computação aplicada à fabricação de brinquedos, foram, sem dúvida a porta de entrada das crianças para o mundo da informática”. (PAPERT, 1994. p. 12). Então, se as crianças gostam tanto desta ferramenta e o brincar é tão importante e essencial à elas, por que não usá-la em prol da educação? A psicologia confirma que o jogo ainda é a construção do conhecimento, principalmente, nos períodos sensório-motor e pré-operatório.As crianças são estimuladas a raciocinar, pois se esforçam para 'passar de fase' e comentar em que nível já está. Desta forma, quanto mais motivadas, mais ativas mentalmente.
         Diante de experiências feitas em sala de aula foi percebido que, durante 6 anos trabalhando com crianças entre 3 a 6 anos, que os jogos pedagógicos convictamente desenvolve a atenção, a disciplina, o autocontrole, respeito a regras e habilidades perceptivas e motoras. Dependendo do tipo e de suas características, pode ser jogado de forma individual ou coletiva, mas sempre com a presença do professor para mediar o processo, observar e avaliar o nível de desenvolvimento das crianças, diagnosticando as dificuldades e intercorrências individuais.
        "Para serem utilizados com fins educacionais os jogos precisam ter objetivos de aprendizagem bem definidos e ensinar conteúdos das disciplinas aos usuários, ou então, promover o desenvolvimento de estratégias ou habilidades importantes para ampliar a capacidade cognitiva e intelectual dos alunos" (GROS, s/d). O jogo tem a capacidade de potencializar e memorizar conteúdos com maior facilidade para a criança.
Abaixo temos uma pequena relação de jogos e seus principais objetivos no desenvolvimento infantil:  Jogos de ação:Os jogos de ação podem auxiliar no desenvolvimento psicomotor da criança e concentração, desenvolvendo reflexos, coordenação olho-mão, auxiliando no processo de pensamento rápido frente a uma situação inesperada. Jogos de lógica:  Esse jogo pode ser utilizado para estimular o processo cognitivo coerente e tem como objetivo desafiar a mente do que os reflexos.Jogos de Memória: O jogo da memória permite à criança assimilar pouco a pouco cada fase do jogo, Dessa forma, gradativamente, a criança vai desenvolvendo suas habilidades de percepção e memória, brincando.
Podemos concluir, então com uma citação de Roger Tavares, especialista no assunto, todos os tipos de jogos podem ser trabalhados para atingir um objetivo didático que afirma que “Quanto mais os educadores utilizarem ferramentas educacionais presentes no cotidiano dos alunos, melhores serão os resultados obtidos”. 

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